Retornar ao blog Início do blog
| 2 min de leitura

Antivírus: é suficiente para a segurança da informação na minha empresa?

A melhor maneira de pensar em segurança da informação é agir tal qual fazemos em nossas casas e condomínios:  construímos muros, colocamos cerca elétrica, alarmes, grades, vigia, depois fechaduras, trancas e tudo mais, mas mesmo assim nem sempre se tem a possibilidade de um sono tranquilo, a sensação de insegurança ainda persiste toda a vez que abrimos o protão para entrar em casa. Nas empresas e instituições é exatamente assim que devemos agir: é melhor exagerar que descuidar, porque um pequeno descuido pode custar até a própria vida. 

Já foi de longe a época em que as preocupações na área de tecnologia da informação das empresas eram praticamente os vírus e alguns ataques de aventureiros digitais. Hoje como tudo, as técnicas dos invasores também se aperfeiçoaram e quem acha, que um antivírus é toda solução que precisa, está tão seguro quanto alguém que se dispõe a adentrar ao oceano em um barco de plástico.

Pior que isso são as empresas, mesmo aquelas de pequeno porte que usam apenas um antivírus gratuito e se expõem de igual forma ao universo dos mais sofisticados ataques cibernéticos que diariamente evoluem e se multiplicam justamente para pegar quem está desprevenido.

Por outro lado, é lamentável a constatação que a maioria dos sucessos obtidos por invasores estão relacionados a vulnerabilidades simples, e evitáveis com procedimentos adequados ou baixo investimento, tais como a falta de políticas adequadas e treinamento aos usuários que em última análise são os maiores “provedores” de vulnerabilidades.

Construir uma solução de segurança em um ambiente de negócios carece principalmente de processos e ferramentas que podem começar simples, mas em um ambiente com dados tão sensíveis e importantes que formam o patrimônio digital das empresas e instituições todo cuidado nunca será pouco.

Algumas informações e processos importantes para a construção de um ambiente seguro: 

  • Treinamento e conscientização de colaboradores e gestores quanto a abstenção de procedimentos e descuidos que expõem a riscos de ataques e perdas de dados;
  • Procedimentos padrão para usuários agirem quando perceberem quaisquer indicativos suspeitos em seu ambiente de trabalho;
  • Políticas internas que regulem procedimentos e tenham restrições rigorosas  quanto a exposição da empresa a vulnerabilidades e riscos;
  • Uso de ferramentas de gestão de identidade, acessos e cofres de senhas. Ainda que pareçam que não são largamente usadas, essas ferramentas são uma bela novidade no mercado que além de serem ótimas soluções de apoio à segurança, propiciam excelentes ganhos de tempo e produtividade para o gestor e usuários. Nessa área surgiu bem recente o Vaultone, que é uma novidade no Brasil, pela inovação e amplitude de soluções que disponibiliza. Desponta como uma solução inovadora e muito aderente às necessidades atuais do mercado que vale apena conhecer.  
  • Adoção de soluções multifuncionais que protegem o ambiente, mas também disponibilizam ferramentas para adoção, implantação e administração das políticas definidas pelo gestor, dentre as quais podemos exemplificar como modelo comparativo, a Kaspersky, que disponibiliza várias soluções para prevenção, proteção e administração do ambiente. Outra que convém salientar porque oferece uma alternativa interessante é a Sophos, que além das funcionalidades muito similares a outras ferramentas do mercado, traz a opção de integração nativa das ferramentas de segurança com sua solução de Firewall que para quem deseja investir um pouco mais, certamente possibilita boas alternativas adicionais de proteção.

Não existe a ferramenta perfeita que possibilite 100% de garantia, o que existem são soluções interessantes e inteligentes  desenvolvidas por empresas que são ágeis na atualização e adaptação às circunstâncias desse mercado e por isso, essa é uma área que cada dia mais se faz necessário estarmos antenados com o que há de melhor e mais avançado tecnologicamente, para não estarmos vulneráveis aos ataques mais terríveis e ameaçadores que tem surgido nesses tempos recentes e tem causado prejuízos incalculáveis até a ambientes mais protegidos, quanto mais em quem se acha protegido usando apenas um antivírus gratuito.

Eroni Fernandes
Especialista em desenvolvimento de negócios

Imagem: Freepik

Compartilhe:

Logo Avatar autor  Avant Services
Avant Services
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam non leo a ante efficitur facilisis. Morbi mollis elit rutrum, sollicitudin risus id, tincidunt sem.

Conteúdos relacionados

Receba as novidades da Avant em primeira mão