Quais novidades traz o Microsoft SQL Server 2019?

E a Microsoft não para, agora com SQL Server em nova versão, a versão 2019 traz uma série de novidades interessantes. Certamente podemos afirmar que o SQL Server já deixou a tempos o estigma de ser apenas um serviço de banco de dados (SGBD) e caminha firme para se tornar uma suíte de “Machine Learning” e “Big Data”.

O SQL Server é certamente um dos produtos sobreviventes on-pemise Microsoft que continuam a evoluir forte e ganhar atenção cada vez maior do mercado.

Dentro de várias novidades e melhorias, uma aposta da Microsoft no SQL Server que se mantem forte ainda hoje é o suporte a plataforma Linux introduzido na versão SQL Server 2017. Um dos motivos certamente para quem se pergunta, por que suportar o SQL Server em plataforma não Microsoft? Entre muitas possíveis respostas, temos o crescente uso de Big Data e tecnologias como Spark e HDFS rodando em conjunto de containers baseados em Kubernetes. A integração do SQL Server com estas tecnologias, não apenas vem de encontro a uma necessidade crescente do mercado como também permite usar diversas fontes de dados de diferentes fabricantes e tecnologias para melhorar por exemplo o uso de BI com o auxílio do Machine Learning.

Houve também uma melhoria significativa no “PolyBase” para leitura de fontes de dados como Oracle, MongoDB etc, que permite a criação de novos Pools da Dados que podem ser armazenados em cache para melhorar a performance das consultas, dividindo-as em áreas virtualizadas e separadas em diferentes instâncias do SQL Server.

Na área de segurança algumas melhorias relevantes, por exemplo, para apoiar ou auxiliar na área de proteção a dados sensíveis, a Microsoft realizou algumas mudanças no “Always Encrypted” (introduzido no SQL Server 2016) com o “Secure Enclaves” que permite a proteção de dados sensíveis na forma “Client Side”, ou seja, aquela situação onde o DBA ou administrador tem acesso a base de dados ou bases armazenadas em hosting, onde pode haver o risco de acesso aos dados não encriptados ou cujos administradores podem ter acesso. Esta tecnologia permite a proteção dos dados de forma efetiva, indiferente do privilégio dos administradores ou DBAs.

Outra melhoria na área de segurança (iniciada no SQL Server 2008) é o “SQL Data Discovery and Classification”, que permite uma análise sobre o tipo de dado que segue algum padrão que pode necessitar de classificação para proteção de dados fazendo descoberta, classificação, rótulo e relatórios/visibilidade.

Desde que a Microsoft introduziu a tecnologia “Always On” no SQL Server 2012, algumas novidades foram sendo implementadas e no SQL Server 2019 não poderia ser diferente. Agora é possível ter até 9 réplicas (sendo 1 primária e outras secundárias) no modo “Assíncrono” e até 5 réplicas no modo “Síncrono” e é possível executar o SQL Server em containers usando Kubernetes.

Se você tem o SQL Server 2016 ou 2017, dê uma olhada se você está utilizando só o básico (repositório de dados) ou se está indo além, pois você tem uma Ferrari no seu estacionamento, mas pode não estar utilizando o potencial dela. Para quem está com alguma versão de SQL Server antiga, sem suporte ou para perder o suporte como o SQL Server 2008 ou R2, vale a pena dar uma olhada no SQL Server 2019, mas não apenas com olhos de quem precisa apenas de um SGBD, mas como um produto para ajudar o negócio a identificar pontos de melhorias, pois este certamente veio para ficar e conquistar o mercado.

Todas as Novidades:

  • Data virtualization and SQL Server 2019 Big Data Clusters
  • Intelligent Database
  • Developer experience
  • Mission-critical security
  • High availability
  • Platform choice
  • Setup options
  • SQL Server Machine Learning Services
  • SQL Server Analysis Services
  • SQL Server Integration Services
  • SQL Server Master Data Services
  • SQL Server Reporting Services

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
× Whatsapp
Já está indo embora?😱
Condições Especiais na compra de um Antivírus para sua Empresa  🎉

Fale Agora com Nossa Equipe! Respondemos de forma rápida e eficiente!