Retornar ao blog Início do blog
| 1 min de leitura

Tipos de Licenciamento da Microsoft

Muitos clientes chegam na Avant com muitas dúvidas sobre os licenciamentos dos softwares da Microsoft. São várias as opções disponíveis adaptadas ao ecosistema de cada empresa.

Por que é importante ter o software corretamente licenciado?

Ter um software licenciado corretamente é fundamental para evitar problemas, evitando instabilidades, problemas de desempenho e de segurança — além de evitar multas e problemas com fiscalização. Existem diversas formas de obter uma licença para o seu produto Microsoft. Nesse post vamos explicar alguns dos principais tipos de licenciamento.

Licenças FPP e ESD

Licenças FPP são aquelas que acompanham as mídias físicas (ou que são compradas em caixas e cartões). Pela dificuldade de armazenamento e organização — já que há um limite de equipamentos utilizando a licença simultaneamente —, são adequadas para licenciar poucas máquinas. Licenças ESD seguem regras muito parecidas, porém são adquiridas digitalmente.

Licença OEM

Trata-se apenas das licenças dos softwares que já vêm pré-instalados em computadores pelo seu fabricante. O software já vem licenciado e pronto para uso. Porém a licença fica presa ao hardware.

Microsoft Open

É um programa para simplificar o licenciamento, voltado para pequenas e médias empresas. O programa OPEN se categoriza em várias opções disponíveis: Ex Com SA Open Value, Open Value Subs. É necessário adquirir pelo menos cinco licenças.

Microsoft Enterprise Agreement

É uma assinatura adequada para grandes empresas, oferecendo o melhor valor para clientes que desejem licenciar pelo menos 500 equipamentos ou usuários durante um período mínimo de três anos. Também oferece flexibilidade para reduzir custos caso diminuam os equipamentos licenciados. Outro benefício é a padronização do ambiente do cliente.

Microsoft Select License

Não há mais como adquirir novos contratos do Select Plus, já que foi substituído por outros programas da Microsoft. Caso você já tenha adquirido sua licença por esse meio, você continua tendo direito e acesso completo a todos os softwares.

A Microsoft ainda conta com licenças específicas para o governo, ONGs, empresas de saúde e de educação.

Compartilhe:

Logo Avatar autor  Avant Services
Avant Services
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam non leo a ante efficitur facilisis. Morbi mollis elit rutrum, sollicitudin risus id, tincidunt sem.

Conteúdos relacionados

Receba as novidades da Avant em primeira mão