A importância do antivírus corporativo

A tecnologia trouxe muitas melhorias para diversos ramos de estudos e negócios e, atualmente, nenhuma empresa, seja de pequeno, médio ou grande porte, deixa de utilizar os benefícios tecnológicos. Embora armazenar e pesquisar informações tenha se tornado muito mais fácil, também há grandes riscos relacionados ao mundo digital. Por isso, existe a importância de um antivírus corporativo eficiente para proteger seu negócio.
Quando se fala em proteção de dados de uma empresa, é preciso ter em mente que existem várias informações sensíveis em risco, por isso, é importante investir em ferramentas mais robustas e poder garantir o máximo de segurança possível.

AS AMEAÇAS

Em primeiro lugar, antes de falarmos sobre a importância do antivírus corporativo, vale a pena enumerar quais são as ameaças para uma rede corporativa, ou seja, o que pode colocar em risco as informações da sua empresa. Os malwares, como são conhecidos, são programas de computador que contêm elementos maliciosos. Existem vários tipos de malwares como, spyware, ransomwares, worms, vírus, cavalo de tróia, dentre outros. Esses elementos, além de trazerem malefícios que podem ser danosos à máquina, tornando-a mais lenta, podem ter aplicações com objetivo mais perigoso como, identificar e hackear informações confidenciais do seu negócio, por isso é muito importante investir na segurança de dados.

VANTAGENS DO ANTIVÍRUS CORPORATIVO

Existem várias diferenças entre o antivírus doméstico e o corporativo. Dessa maneira, iremos explorar quais sãos as principais vantagens do antivírus corporativo. 

  • Proteção em rede – Em uma empresa é necessário que a instalação seja realizada em rede, não apenas em uma máquina, pois caso ocorra a contaminação de um único dispositivo, toda a rede pode estar comprometida. Assim, a proteção é centralizada pelo programa para todos os dispositivos, considerando até mesmo aqueles que não fazem parte do ambiente da empresa, ou seja, os que são levados pelos próprios colaboradores.
  • Atuação em segundo plano – Para manter a produtividade é importante que os softwares realizem a atualização em segundo plano, ou seja, de maneira que nenhuma atividade da sua empresa seja interrompida durante o processo. Na opção doméstica, por exemplo, é comum antivírus solicitarem que a mesma seja feita pelo próprio usuário, através de downloads da web.
  • Personalização – Empresas possuem estruturas e demandas diferentes, por isso, ter a opção de modificar o sistema para o que se encaixe melhor na sua empresa é uma excelente opção. Dessa forma, é possível escolher qual a dimensão da proteção que você quer contratar, baseado no tamanho de informações que armazena, ou na quantidade de computadores presentes no ambiente de trabalho.
  • Centralização – Com todas as características citadas anteriormente, pode até parecer que é complexo manusear um sistema assim. Porém, o antivírus corporativo busca justamente o oposto, ou seja, a partir de apenas uma tela você consegue operar todas as funcionalidades oferecidas, além de obter informações sobre o andamento da proteção (quantos computadores foram atacados, quais foram mais infectados, quais os tipos mais comuns de malware, etc.).
  • Suporte – Esse é um item que faz toda a diferença, pois ao utilizar um antivírus corporativo é essencial um suporte diferenciado e muitas companhias fornecedoras deste serviço oferecem. Aliás, esta deve ser uma das características em que você deve estar mais atento na hora de contratar este serviço.
  • Preço – Se você pensa que está economizando ao contratar softwares menos robustos, ou até mesmo piratas, saiba que sua rede segue correndo sérios riscos.Ter um antivírus corporativo é uma solução importante, que é de extrema necessidade para as empresas. Sendo assim, realizar a instalação do antivírus corporativo, significa uma economia bem maior do que a instalação individual de antivírus domésticos em cada computador do ambiente de trabalho.

Viu só? Investir em um bom antivírus corporativo é fundamental para garantir a segurança das informações da sua empresa, além de permitir que o seu negócio usufrua de todas as vantagens da tecnologia moderna sem riscos de invasões e falhas graves.

Gostou das nossas dicas? Para mais informações ou mesmo se deseja esclarecer alguma dúvida, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco. Será um prazer ajudá-lo!

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
× Whatsapp