Retornar ao blog Início do blog
| 1 min de leitura

Home office: 5 itens para ter mais segurança de dados

Pequenas e médias empresas que gerenciam contas de clientes muitas vezes não têm estrutura de TI sofisticadas para recorrer. Mas o mercado oferece várias possibilidades para trabalhar com segurança a partir de  um local remoto. Com as dicas a seguir, você pode criar um ambiente de trabalho de TI seguro no escritório doméstico para você e seus funcionários.

  • Tenha controle dos dispositivos utilizados

É muito importante saber qual a origem da máquina que será utilizada pelo colaborador no home office. Caso seja um equipamento da própria empresa é necessário dar atenção à rede de internet do colaborador. Caso seja um equipamento do próprio colaborador, é muito importante reforçar ainda mais a segurança com o uso de soluções adequadas, por exemplo, as soluções oferecidas pela Safetica.

  • Crie uma política de segurança digital

Em várias profissões são utilizados protocolos que proporcionam controle e segurança, como a aviação e medicina cirúrgica. 

Essa lista de afazeres diminui muito a chance de que algo problemático venha a ocorrer. Por isso, é fundamental

alertar os colaboradores e conscientizá-los sobre as melhores práticas de segurança.

como atualizações automáticas dos softwares, sistema operacional e antivírus. Além disso, que tenham cuidado redobrado com emails de terceiros e links suspeitos.

  • Monitore o tráfego de dados da rede

Além dos pontos ressaltados acima, também é muito importante monitorar o tráfego de dados nas máquinas utilizadas pelos funcionários. Assim, é possível tomar conhecimento de ameaças antes mesmo que danifiquem o software ou roubem dados importantes. Para isso, a empresa deve instalar soluções como Safetica, que monitoram os dispositivos, assim poderá fiscalizar os acessos, gerenciar o horário de trabalho e a produtividade da equipe.

  • Use uma boa rede virtual privada (VPN)

A rede virtual privada, conhecida como VPN, é um caminho seguro entre uma rede e outra. 

Ela permite que dispositivos se conectem de diferentes lugares por meio de criptografia, 

garantindo a segurança das informações e muitos outros benefícios

  • Use um Wi-Fi seguro 

Várias ações são importantes para manter o Wi-Fi seguro. Primeiro, é crucial não deixar o Wi-Fi doméstico sem senha, o usuário deverá criar uma senha extensa e complexa para evitar que terceiros acessem sua rede. Além disso, é importante habilitar a configuração segura do Wireless, utilizando-se de WPA2 ou 3 e atribuindo uma chave de acesso longa e complexa.

Infelizmente existem muitas pessoas dispostas a cometerem crimes cibernéticos atualmente, e seus PCs e outros dispositivos precisam da melhor defesa que você puder obter. A boa notícia é que há várias opções que viabilizam essa segurança para pequenas e médias empresas. Entre em contato com um consultor da Avant caso necessite destes serviços, estamos à disposição para atendê-lo.

Qual é o seu antivírus ou qual proteção de sistema utiliza? Conta pra gente nos comentários!

Sua empresa merece o melhor, então não deixe de conferir nossos produtos/serviços abaixo:

Kaspersky Endpoint Security para empresas: a melhor opção de segurança!

Serviços de Cibersegurança Avançado com Kaspersky

Serviços Safetica: soluções eficazes de proteção a vazamento de dados

Safetica: Licença para Ferramenta DLP

Compartilhe:

Logo Avatar autor  Avant Services
Avant Services
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam non leo a ante efficitur facilisis. Morbi mollis elit rutrum, sollicitudin risus id, tincidunt sem.

Conteúdos relacionados

Receba as novidades da Avant em primeira mão