CALs do Windows Server: entenda de uma vez por todas o que são

Microsoft CALs: quem são? De onde vem? Para que servem?

Normalmente quando falamos de licenciamento de servidores Microsoft, há uma grande confusão quando o assunto são as CALs, mas a explicação sobre o tema pode ser mais simples do que você imagina. Por isso, preparamos este artigo para você entender de uma vez por todas o que são as CALs Base e CALs Aditivas do Windows Server.

CALs Base

Quando uma empresa já conta com Windows Server (sistema operacional para servidores) ou o está adquirindo, é sinal que suas estações de trabalho estão em rede. Sendo assim, para realizar determinadas funções em rede, como compartilhamento de arquivos e impressão, é necessário acessar esse software, e é aí que aparece a figura da CAL (Client Access License), que chamaremos aqui de CAL Base

A CAL Base é uma licença de acesso que possibilita a conexão legalmente ao software para servidores. Uma CAL não é um produto de software, e, sim, uma licença que concede a um usuário ou dispositivo o direito de acessar as aplicações do servidor com sistema operacional Windows Server. Assim, a empresa precisa solicitar uma CAL Base para cada usuário que acessa o servidor, seja de forma direta ou indireta, independentemente do número de dispositivos que eles usam para esse acesso.

É comum empresas efetuarem o downgrade do Windows Server com o intuito de utilizarem versões mais antigas do mesmo, como a 2012 R2. Por isso, é de suma importância atentar-se ao ano da versão da CAL (que normalmente é o mesmo do sistema operacional), pois as CALs devem ser de ano igual ou superior ao do sistema operacional do Windows Server, e nunca inferior.

CALs Aditivas

Além das CALs Base, há ainda as CALs Aditivas, também conhecidas como CALs Premium. Alguns produtos de software da Microsoft, como o Windows Server, contam com essas licenças de funcionalidades extras. A CAL de Acesso Remoto (RDS) é um exemplo de CAL Aditiva. É importante ressaltar aqui que as Aditivas devem funcionar em conjunto com uma CAL Base para estar em um licenciamento correto.

Atenção!

Esteja sempre atento(a) aos detalhes do licenciamento! A Microsoft recomenda que você tenha um parceiro de confiança para que possa te apoiar nos mínimos detalhes. Um parceiro competente que entenda de licenciamento é capaz de evitar diversos tipos de problema para você e sua empresa.

Precisando de licenças e CALs? Fale agora com nossa equipe e tire todas as suas dúvidas!

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
× Whatsapp