Microsoft 365 x Google Workspace: qual é melhor?

microsoft-365-ou-google-workspace

Desde que a pandemia começou, as empresas buscaram se adaptar à nova realidade. Com o distanciamento social, o home office virou algo comum para quem tem a possibilidade de trabalhar em casa. Mas, para isso, uma série de mudanças foram necessárias, principalmente na cultura organizacional da empresa.

Para que o trabalho remoto fosse possível, os gestores buscaram ferramentas de monitoramento, comunicação e gerenciamento que permitissem dar continuidade ao que vinha sendo feito antes, porém, agora, à distância.

Uma pesquisa realizada pela Capterra, empresa dedicada à avaliação de software, revelou que 43% dos entrevistados compraram algum tipo de software para poder introduzir o home office. Além disso, 25% afirmaram que pretendem comprar em breve.

Dentre as opções disponíveis no mercado, as mais vendidas são o Microsoft 365 e o Google Workspace, antigo G Suite. Na hora de investir, fica a dúvida: qual dos dois é melhor? Embora ambos apresentem ferramentas similares, as diferenças são significativas. Por isso, preparamos um artigo que vai te ajudar a escolher a opção mais adequada para as necessidades da sua empresa. Confira!

O que o Microsoft 365 e o Google Workspace oferecem?

Tanto um quanto o outro oferecem

  • Serviço de e-mail (Outlook/ Gmail) 
  • Reunião online (Microsoft Teams/ Google Meet) 
  • Videochamadas (Skype/ Hangouts)
  • Calendários; (Exchange/ Calendar)
  • Espaço de armazenamento na nuvem (OneDrive/ Google Drive)
  • Documentos, planilhas e apresentações (Word, Excel e PowerPoint/ Doc, Sheet e Slide)
  • Versões para dispositivos móveis

Quais as principais diferenças entre os dois?

A forma de uso é a principal diferença entre o Microsoft 365 e o Google Workspace. Isso porque o Microsoft 365 deve ser instalado na máquina e pode ser usado em modo offline. Além disso, o usuário ainda tem a opção de salvar seu trabalho no computador ou no OneDrive (espaço na nuvem).

Por sua vez, o Google Workspace funciona inteiramente online. O compartilhamento fica mais fácil, pois os arquivos são salvos no Google Drive (na nuvem). Porém, não é possível trabalhar sem Internet.

Outra grande diferença está na questão das funcionalidades. Os programas do pacote Office (Word, Excel, entre outros), do Microsoft 365, possuem muito mais funcionalidades do que os do concorrente (Doc, Sheets, etc). Para os iniciantes, porém, os programas do Google podem parecer mais fáceis de usar por serem mais intuitivos, mesmo que sejam mais limitados.

Qual é o espaço de armazenamento na nuvem?

Em relação ao espaço de armazenamento, a Microsoft disponibiliza uma conta com 1 TB de espaço para o Onedrive, e 50 GB para o email (Exchange Online), mais 10 GB para cada novo usuário no Sharepoint. Diferentemente, o Google possui pacotes com espaço inicial variável, a partir de 30 GB por usuário, dependendo do plano contratado.

Por que comprar com um parceiro oficial?

Independentemente da sua escolha, para ter certeza de que a instalação do produto será feita corretamente e que ele é original, compre com um parceiro oficial. Os profissionais podem dar toda a assistência durante a compra e instalação do software, além de ajudar na avaliação de qual plano é ideal para o seu negócio.

Adquira o Microsoft com a Avant Services! Somos um parceiro oficial da Microsoft. Clique aqui e faça um orçamento sem compromisso agora mesmo.

Leia também: Conheça tudo o que o Microsoft 365 pode fazer pela sua empresa

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
× Whatsapp