Por que é tão perigoso ter um antivírus gratuito na empresa?

O mundo corporativo é um alvo certo de hackers. Afinal, as empresas processam uma grande quantidade de dados, contam com muitas informações de clientes e realizam diversas operações diariamente: um prato cheio para os cibercriminosos.

Mesmo diante de tantas ameaças, há um alto número de empreendimentos que ainda utilizam versões de antivírus gratuitos e acreditam que, assim, estão blindados contra os perigos de invasão. A verdade é que isso não passa de uma grande ilusão! 

Seja qual for o tamanho da sua empresa, ela precisa de uma solução de segurança completa. Um antivírus gratuito, além de não ser o suficiente para proteger o sistema corporativo, ainda pode trazer diversos perigos para o negócio. Entenda o porquê.

Baixo nível de segurança

Os softwares gratuitos protegem as máquinas apenas contra ameaças básicas e extremamente populares, deixando-as vulneráveis contra vírus desconhecidos pelas ferramentas. Só para que você tenha uma noção do perigo que isso representa, cerca de 360 mil novos malwares foram lançados por dia em 2020. Imagine só a sua empresa vulnerável a tantos ataques?

É por isso que, além de uma solução que isole as ameaças já conhecidas, é preciso contar com um antivírus empresarial que detecta qualquer indício de comportamento incomum e proteja as demais camadas de segurança do negócio.

Prejuízo financeiro e judicial

Esse é um daqueles famosos casos em que o barato custa caro no final. Logo de cara, pode até parecer mais econômico o uso de um antivírus gratuito. Porém, a longo prazo, diversos pontos podem levar a prejuízos financeiros e também problemas com a justiça.

Como já citado, os softwares gratuitos protegem as máquinas apenas contra ameaças básicas, isso quer dizer que a empresa fica vulnerável contra a maior parte de ciberataques. Caso uma invasão ocorra, além dos grandes custos para recuperar os danos, ainda é possível que aconteça um vazamento do banco de dados — ação que gera multa por meio da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Ausência de suporte técnico

A versão gratuita de um antivírus não conta com um suporte técnico. Assim, caso a empresa seja alvo de ataques, vítima de roubo de dados ou outros problemas relacionados à segurança, não há como entrar em contato com a assistência do fabricante para pedir suporte.

Para além dos momentos de desespero, poder tirar dúvidas e pedir auxílio da equipe do antivírus é sempre necessário. Quando o software é adquirido com licença original, na maioria das vezes conta com a disposição de atendimento especializado da desenvolvedora a qualquer momento.

Desatualização

Mesmo que o software gratuito receba atualizações uma vez ou outra, apenas isso não é o suficiente para atender a necessidade de melhorias e correções do sistema. Um antivírus corporativo realmente efetivo é composto por um grande número de códigos e isso demanda constantes atualizações feitas pelo fabricante.

Diante da falta de reparos, a ferramenta gratuita não consegue combater eventuais vulnerabilidades, o que torna a empresa ainda mais vulnerável contra ameaças e novos riscos.

Mantenha sua empresa segura de verdade

É indispensável que todo negócio, seja de pequeno, médio ou grande porte, tenha um antivírus corporativo completo e configurado da forma correta e atualizado. Afinal, toda empresa conta com informações sensíveis e em risco que precisam estar protegidas e livres de qualquer ameaça.
A Avant Services é uma parceira oficial de grandes serviços de segurança, como Safetica, Kaspersky e Bitdefender. Aqui, garantimos licenças originais, além de todo o suporte que seu negócio precisa. Fale conosco!

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
× Whatsapp