Área da saúde é a terceira que mais sofre ataques cibernéticos

Área da saúde ataques recorrentes

Os ataques cibernéticos em empresas causam cada vez mais prejuízos e o número de invasões está em um constante crescimento em todo o mundo. A pandemia causada pela Covid-19 é uma das causas desse aumento, já que forçou a mudança repentina das instituições para o digital sem que a grande maioria estivesse preparada para a transição.

Como consequência, houve uma intensificação das fragilidades já existentes. 

Diante da falta de hábito dos brasileiros de investir em segurança virtual, o Brasil ocupou o 5º lugar no ranking de países que mais sofreram ataques cibernéticos em 2021, segundo pesquisa da consultoria alemã Roland Berger. 

Alinhado a isso, de acordo com dados da Associação de Empresas e Profissionais de Informação (ABEINFO),a área da saúde é uma das mais procuradas pelos hackers, ocupando o terceiro lugar, atrás apenas dos segmentos de Educação e Pesquisa e Governo/Militar.

É importante ressaltar que os números podem ser ainda maiores, visto que muitos locais que sofrem esse tipo de ataque não os admitem ou não vão a público informar sobre eles.

Qual tipo de ataque é o mais comum?

Existem diferentes tipos de ataques, porém o mais comum e frequente é o ransomware. Nele, os hackers sequestram os dados, paralisam os computadores e depois pedem um resgate em troca daquelas informações roubadas. Por esse motivo, o ransomware também é considerado um dos que mais geram prejuízos financeiros. 

Ao bloquear o uso dos computadores em empresas de saúde, esse ataque atrapalha imediatamente os atendimentos. O problema é grave, já que afeta diretamente a vida de muitas pessoas. Quando se trata do tratamento de um câncer, por exemplo, uma sessão de quimioterapia atrasada pode fazer com que o problema atinja outros órgãos e piore o estado de saúde do paciente.

Por que a área da saúde é foco nos ataques cibernéticos?

Um dos motivos é que, além desses locais possuírem muitas informações sigilosas de diferentes pessoas, eles também são alvos fáceis por se tratarem de ambientes que não podem parar, então, geralmente resolvem pagar pelo resgate dos dados roubados ao invés de tentar reverter o problema de outras formas.

Outro fator que contribui é que, por essas informações serem valiosas e confidenciais, elas podem ser passadas para outros criminosos e utilizadas em mais fraudes, como falsificações de documentos.

Por que investir em cibersegurança?

Medidas efetivas de proteção dificultam os ataques cibernéticos e prepara o ambiente online para receber todos os possíveis riscos presentes no ambiente digital. Por isso, é necessário que qualquer empresa da área de saúde invista em um software que previne o vazamento de dados. Com ele, é possível:

  • Detectar e responder às ameaças de dados internos
  • Impedir vazamentos de dados intencionais e não intencionais
  • Detectar e interromper as violações regulatórias
  • Criar organização operar com segurança e eficiência
  • Monitorar os dados confidenciais que saem da organização com um contexto claro
  • Obter relatórios abrangentes para atender aos requisitos de auditoria e conformidade
  • Prevenir incidentes e acelerar a investigação com detecção automatizada de comportamento suspeito
  • Obter vantagens operacionais com uma implantação rápida e detecção de ameaça de perda de dados

O que fazer para proteger uma empresa da área de saúde?

Está claro que o uso de softwares para segurança corporativa é indispensável. Confira o que você precisa para intensificar a segurança dos dados da sua empresa.

  • Utilizar o armazenamento em nuvem, já que ele oferece benefícios importantes para a proteção de dados online;
  • Investir em endpoints, uma tecnologia que permite que usuários se conectem apenas a redes seguras, baixem somente e-mails validados e evita que arquivos suspeitos sejam abertos;
  • Possuir um bom software de proteção;
  • Criar uma arquitetura de segurança completa;
  • Ter ferramentas anti-phishing para que sites suspeitos sejam bloqueados;
  • Manter os backups atualizados, para que a última versão de todos os arquivos estejam sempre salvos.

Qual a melhor solução de segurança para a área de saúde?

A Avant Services trabalha com os melhores softwares de segurança corporativa. Nossa equipe está pronta para te ajudar a encontrar as ferramentas apropriadas para atender as necessidades da sua empresa.
Entre em contato conosco pelo WhatsApp agora mesmo.

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
× Whatsapp