Retornar ao blog Início do blog
| 2 min de leitura

Dicionário: 12 termos de cibersegurança que você precisa conhecer

Você já leu um texto relacionado a cibersegurança e não sabia o significado de uma palavra ou outra? Os termos usados nessa área geralmente são complexos e é comum que dúvidas aconteçam até mesmo com quem tem contato frequente com o assunto. 

Pensando nessa questão, criamos um dicionário com as definições das principais palavras usadas no universo da cibersegurança. Continue lendo e dê um up no seu vocabulário! 

1. Botnets

O Botnet, também conhecido como “rede de robôs”, é uma rede de dispositivos conectados à internet, como computadores e celulares, que hackers usam para agir maliciosamente e cometer diferentes crimes, como o de roubo de dados.

2. Endpoints

É todo e qualquer dispositivo eletrônico conectado a uma rede privada ou corporativa. O Endpoint é responsável pela transferência de dados, sejam pessoais ou de empresas. Dessa forma, ele está sujeito a ataques cibernéticos que colocam em risco todas as informações contidas no aparelho.

3. Firewall

Um firewall é um dispositivo de segurança que filtra informações da sua conexão com a internet ou qualquer outra rede. Ele é considerado a primeira linha de defesa e protege o usuário antes que uma real perda aconteça.

4. LGPD

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é voltada para empresas e conta com regras relacionadas à coleta, armazenamento, tratamento e compartilhamento dos dados pessoais de um indivíduo. Por meio dessas leis, o objetivo é garantir a segurança dos dados dos clientes que as corporações possuem. Com a LGPD, o Brasil está dentro do padrão mundial da proteção de dados, o que mantém uma reputação de seriedade junto ao mercado nacional e internacional.

Leia também: Sua empresa está em conformidade com a LGPD?

5. Solução de segurança

Além de serem frequentes, os ataques cibernéticos e vazamentos de dados causam prejuízos cada vez maiores. Por isso, a solução de segurança é uma forma de proteger seus dados e informações confidenciais dessas possíveis perdas e invasões.  

6. Solução DLP

A Solução DLP é um software de prevenção de perda de dados que garante que dados confidenciais não vazem ou sejam acessados por usuários não autorizados. Assim, uma ferramenta DLP prepara empresas para possíveis ataques e perdas de dados.

7. Malware

Esse termo é a definição para todo software malicioso, ou seja, aqueles indesejados que causam riscos para computadores, celulares e redes. Vírus e Ransomware estão incluídos na categoria, por exemplo.

8. Phishing

Phishing, do inglês “fishing” que significa “pescaria”, é um tipo de crime cibernético que usa meios de comunicação eletrônicos (e-mails, SMS e ligação, por exemplo), para enviar mensagens falsas e obter dados confidenciais das vítimas, como dados do cartão de crédito. Essas mensagens são enviadas de forma atrativa ou assustadora para que a pessoa acredite e caia no golpe.

9. Ransomware

É um tipo de ataque em que os hackers sequestram e criptografam os dados, pedindo, assim, um resgate em troca daquelas informações roubadas. Por esse motivo, o ransomware é considerado um dos que mais geram prejuízos financeiros.

Leia também: Conheça os tipos de ataques virtuais contra empresas

10. SQL Injection

O SQL Injection é um ataque cibernético que manipula o código SQL, linguagem padrão de comunicação com banco de dados, e essa inovação permite  que informações sigilosas sejam acessadas, podendo ser modificadas e até mesmo excluídas.

11. Softwares

Software é o termo genérico para chamar todo aplicativo ou programa que você acessa em computadores, celulares e dispositivos eletrônicos. Por exemplo, o navegador e o antivírus que você utiliza são softwares. 

12. Envenenamento DNS

O Envenenamento DNS (Domain Name Server ou Servidor de Nomes de Domínio)  acontece a partir de falhas no servidor de nomes de domínio. Esse ataque  direciona pessoas para uma URL falsa, geralmente, enviada através de links em e-mails de spam. Após clicar no link, o dispositivo é infectado e poderá ter o vazamento de dados importantes, como senhas e outras informações pessoais.

Aprendeu?

Conhecer o significado desses termos é essencial para entender mais sobre o cibersegurança e, assim, tomar decisões mais eficientes para a proteção da sua empresa.

Ainda assim ficou com alguma dúvida? Não se preocupe! A prioridade da Avant Services é garantir a segurança do seu negócio, por isso, trabalhamos com os melhores softwares de proteção corporativa. Entre em contato pelo WhatsApp e deixe nossa equipe te ajudar.

Compartilhe:

Logo Avatar autor  Avant Services
Avant Services
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam non leo a ante efficitur facilisis. Morbi mollis elit rutrum, sollicitudin risus id, tincidunt sem.

Conteúdos relacionados

Receba as novidades da Avant em primeira mão