Retornar ao blog Início do blog
| 2 min de leitura

Lançamento Windows Server 2022: conheça as principais novidades

Já apresentamos por aqui que o Windows Server passou por melhorias e ganhou uma nova atualização neste ano, sendo ela mais completa para aprimorar os processos internos das corporações.

O Windows Server 2022 oferece a otimização de três aspectos centrais: integração e gerenciamento híbrido do Azure, segurança e plataforma de aplicativos. Para te atualizar sobre o assunto, separamos as principais mudanças de cada um desses recursos.

Azure

O Azure é uma plataforma de nuvem destinada à execução de aplicativos e serviços. Nessa nova versão, estão disponíveis meios de integração com o Windows Server que possibilitam uma conexão mais completa entre as duas plataformas, além de potencializar as funções oferecidas por cada uma.

Um diferencial é que quando um computador híbrido é conectado ao Azure, ele torna-se parte da plataforma. A união é feita de maneira fácil e traz consigo todas as suas licenças do Windows. Para proteger a rede, estão disponíveis um proxy de gateway, um visualizador de eventos e camadas adicionais de segurança.

Essa nova versão também conta com um suporte para SQL, uma linguagem padrão de comunicação com banco de dados. Além disso, os data centers da empresa são mantidos, preservando parte importante das corporações que hospedam informações e aplicativos essenciais.

Segurança 

A segurança é um quesito essencial e no Windows Server 2022 o campo é tratado como prioridade. Para maior garantia de qualidade, estão presentes multicamadas de proteção, defesa contra ameaças e conectividade mais segura com uma camada adicional de segurança durante o transporte.

As chaves e dados confidenciais podem ser armazenados sem preocupação, já que a atualização possui raiz de confiança do hardware com o TPM 2.0 (Trusted Platform Module 2.0). O suporte DNS-over-HTTPS mantém o tráfego o mais privado possível e evita a espionagem e manipulação de dados DNS.

A proteção de firmware, ameaça que geralmente é invisível para soluções de antivírus tradicionais, e o suporte do processador para a tecnologia DRTM (Dynamic Root of Trust of Measurement), garantem que ataques sejam contidos e todo ambiente do Windows Server seja seguro. Aliás, a atualização oferece segurança multicamadas com servidor Secured-core e conectividade protegida

E não para por aí: nessa atualização, sua empresa tem livres recursos de segurança baseados em virtualização (VBS), como Credential Guard e integridade de código protegida por hipervisor (HVCI), que protege de ataques de mineração de criptomoedas, por exemplo.

Plataforma de aplicativos

O Windows oferece um aprimoramento dos contêineres com o Kubernetes, que torna o gerenciamento de aplicativos muito mais fácil e com melhor desempenho. Houve a redução do tamanho da imagem do Contêiner do Windows em até 40% e melhora do tempo de inicialização para 30% mais rápido.

Outras mudanças que tornaram ainda melhor a conexão entre o Contêiner do Windows com o Kubernetes são: suporte de processo de host para configuração de nó, IPv6 e implementação de política de rede consistente com o Calico.

A nova versão tem ainda suporte do MSDTC (Microsoft Distributed Transaction Control), responsável por coordenar transações de banco de dados, por exemplo, e do MSMQ (Microsoft Message Queuing), um recurso de enfileiramento de mensagens que evita que o Servidor seja sobrecarregado. 

Com a nova ferramenta de conteinerização, sua empresa tem a oportunidade de modernizar os aplicativos .NET. Além do mais, há um suporte para 48 TB de memória e 2.048 núcleos lógicos executados em 64 soquetes físicos para os aplicativos Tier1.

Por que atualizar seu Windows Server?

Com a versão 2022, todos os ambientes do Server são aperfeiçoados. Durante o dia a dia da empresa, é possível perceber o quanto essas funcionalidades fazem a diferença e como cada uma delas melhora de forma exclusiva os processos de trabalho da equipe. 
Quer potencializar seus resultados? A Avant Services está pronta para te ajudar. Clique aqui e tire todas as dúvidas sobre o Windows Server 2022. Nossa equipe de especialistas está preparada para atender seu negócio com a atenção que ele merece!

Compartilhe:

Logo Avatar autor  Avant Services
Avant Services
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam non leo a ante efficitur facilisis. Morbi mollis elit rutrum, sollicitudin risus id, tincidunt sem.

Conteúdos relacionados

Receba as novidades da Avant em primeira mão