Retornar ao blog Início do blog
| 2 min de leitura

O que é um antivírus de nova geração?

O antivírus de nova geração surgiu com o propósito de elevar o nível de segurança a outro patamar. A partir do aparecimento desenfreado de ameaças avançadas, houve a necessidade de desenvolver uma tecnologia que acompanhasse essa evolução e protegesse os sistemas contra tais riscos, já que os hackers utilizam técnicas cada vez mais contínuas e sofisticadas.

Também conhecido como antivírus de última geração ou Next-Generation Antivírus (NGAV), o antivírus de nova geração tem como identidade a inteligência artificial (IA) combinada a algoritmos de aprendizado de máquina (machine learning) e detecção comportamental. Juntas, essas camadas de detecção operam para impedir possíveis invasões, evitando, assim, que ameaças conhecidas e desconhecidas impactem o ambiente.

Em suma, a solução de Next Generation trabalha identificando comportamentos divergentes dos já existentes e executados diariamente no ambiente. Através dos algoritmos é possível compreender lógicas e padrões de um determinado modelo, criando regras e automatizando tarefas de identificação, classificação, proteção e prevenção.

Como o antivírus tradicional opera?

A antiga geração de antivírus funciona a partir de dois principais recursos: a verificação de assinatura e a análise heurística.

As soluções baseadas em verificação de assinatura requisitam uma biblioteca de assinaturas de códigos já identificados anteriormente e atualizada regularmente conforme as novas descobertas. Esse tipo de detecção trabalha analisando o conteúdo de arquivos e cruzando com a base de assinaturas de código de ameaças já conhecidas.

Se um malware é identificado pela solução, o mesmo atuará para proteger a máquina contra possíveis danos provenientes da potencial ameaça detectada. De tal forma, ao se deparar com um objeto malicioso em seu ambiente, a solução intervirá colocando a ameaça em quarentena, inibindo ações e tornando-a ineficaz.

Já a análise heurística avalia características suspeitas encontradas em novos vírus desconhecidos e compara com ameaças já identificadas e versões modificadas de vírus existentes. Assim, não há a necessidade de contar com um banco de assinaturas específicas, já que o recurso se baseia em padrões que indicam a presença de um risco por meio do seu código fonte.

Antivírus de nova geração: o futuro que já é uma realidade

A arquitetura de software do antivírus de última geração veio para elevar a performance dos antivírus, promovendo detecção e proteção para ameaças complexas. Além da alta efetividade contra malwares, ransomwares e demais tipos de ciberataques avançados, o antivírus de nova geração compromete menos de 1% da performance dos endpoints.

Por meio de ferramentas de machine learning (aprendizado de máquina) e inteligência artificial (IA), o antivírus de nova geração compreende, através dos dados e algoritmos, a leitura e interpretação de padrões e informações. Assim, o antivírus de nova geração aprende de forma automática a impedir possíveis ameaças antes que as mesmas sejam executadas no ambiente.

Empresas precisam de um antivírus de nova geração

Já é comprovada a possibilidade de ataques, projetados para roubar dados de empresas, que utilizam diversas técnicas evoluídas. Os ataques de ameaças avançadas usam estratégias contínuas e sofisticadas para invadir um sistema. Dessa forma, o vírus prolonga sua vida útil no ambiente, já que não é possível identificá-lo facilmente, o que provoca consequências devastadoras.

Independentemente do tamanho do negócio, as ameaças avançadas buscam roubar informações valiosas por meio deles. As pequenas e médias corporações, por exemplo, são visadas como meio de campo,  pois podem ser alvos fáceis para atingir grandes organizações que pertencem ao mesmo ciclo de fornecedores. As ameaças avançadas usam empreendimentos que costumam ser mais vulneráveis como brecha para suas ações.

Fica cada vez mais nítida a importância das empresas utilizarem soluções com recursos que elevem a segurança da organização. Afinal, o investimento em cibersegurança não é apenas sobre a proteção de dados: a credibilidade do negócio também está em jogo.

Quer garantir a segurança da sua empresa com um antivírus de última geração? Clique aqui e fale com um dos nossos especialistas.

Sua empresa merece o melhor, então não deixe de conferir nossos serviços abaixo:

Serviços de Cibersegurança Avançado com Bitdefender

Serviços Safetica: soluções eficazes de proteção a vazamento de dados

Serviços de Cibersegurança Avançado com Kaspersky

Compartilhe:

Logo Avatar autor  Avant Services
Avant Services
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam non leo a ante efficitur facilisis. Morbi mollis elit rutrum, sollicitudin risus id, tincidunt sem.

Conteúdos relacionados

Receba as novidades da Avant em primeira mão