O que é Pentest e como ele te ajuda a proteger sua empresa

Para inibir a atividade cada vez mais agressiva dos hackers, é indispensável o investimento em soluções de segurança de dados, principalmente no mundo corporativo. Afinal, o índice de ataques cibernéticos no país é alarmante. Em 2021, o Brasil foi considerado o 5º país com mais ataques cibernéticos do ano, segundo a consultoria alemã Roland Berger.

Por isso, uma das soluções mais eficazes para as empresas que buscam se proteger é o Pentest. O serviço realiza uma análise profunda dos pontos fracos na segurança da rede corporativa e ainda encontrar a melhor forma de resolver tais problemas. Continue lendo para saber mais.

O que é Pentest?

O Pentest é um serviço que tem como objetivo diagnosticar as vulnerabilidades do ambiente da corporação, ou seja, apontar as falhas e fragilidades da rede que podem ocasionar riscos de ataques.

Como é realizado e para que serve?

O Pentest é feito por meio de um teste de invasão baseado no uso das mesmas tecnologias utilizadas por hackers. Assim, é possível reconhecer quais pontos do ambiente estão em risco e como devem ser tratados.

Ao simular uma invasão, o Pentest identifica quais são os pontos fracos da defesa do sistema, com objetivo de reforçar a segurança e a proteção de dados da empresa. Por meio da análise, a empresa recebe um relatório de Pentest que pode ser utilizado tanto para função interna quanto para atestar a segurança do ambiente aos seus parceiros.

Qual a importância do Pentest na minha empresa?

Conhecido também como Teste de intrusão, o Pentest se tornou uma ferramenta imprescindível para as redes empresariais, uma vez que aprimora a segurança do negócio e garante mais proteção contra fontes maliciosas.

Leia também: Por que investir em privacidade e proteção de dados?

Além de rastrear as vulnerabilidades do sistema e implementar recursos de defesa contra ciberataques e perda e vazamento de dados, o Pentest realiza uma análise de endpoints a servidores, bem como as ferramentas implantadas no ambiente da rede corporativa.

Tipos de Pentest 

White Box, Grey Box e Black Box: essas são as três formas de Pentest disponíveis. Cada uma delas  deve ser escolhida a partir do objetivo da contratação do serviço. Entenda as diferenças dos tipos de Pentest a seguir.

White Box: ataque totalmente direcionado pelo cliente;

Grey Box: ataque em que o cliente oferece informações e direcionamentos de forma parcial;

Black Box: ataque realizado totalmente no escuro, sendo o mais realístico quando comparado a um ataque malicioso.

Como contratar o Pentest?

Pensando em sempre reforçar a segurança dos sistemas corporativos, a Avant lança seu novo serviço: o Pentest. Por meio dele, você garante todos os testes de invasão no ambiente da sua empresa.

Clique aqui e converse com um dos nossos especialistas para contratar agora mesmo.

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
× Whatsapp