Retornar ao blog Início do blog
| 3 min de leitura

Entenda como a inteligência artificial nas empresas pode auxiliar no seu negócio

Durante os últimos dias, não se fala de outra coisa a não ser o comercial com a Elis Regina, certo? O uso de IA para reviver a cantora dividiu opiniões a respeito dessa tecnologia. 

A verdade é que ela está cada vez mais presente no seu dia a dia, desde o reconhecimento de voz na assistente virtual da sua Alexa até na sugestão de texto do WhatsApp. 

Embora polêmica, não podemos negar que os avanços dela podem favorecer vários empreendedores. A boa notícia é que vamos te ajudar a entender como  a inteligência artificial nas empresas pode ser benéfica para você. Vamos lá? 

Sumário

1. O que é inteligência artificial?

2. Quais setores podem utilizar inteligência artificial?

a. Recursos Humanos (RH)

b. Marketing Digital

c. Atendimento ao público

d. Segurança

e. Produção

f. Ensino

g. Finanças

h. Cooperativas 

i. Agricultura

3. Como aumentar a produtividade com inteligência artificial no meu negócio? 

4. Por que devo implementar a inteligência artificial na minha empresa?

O que é inteligência artificial?

A inteligência artificial ou a IA, é uma tecnologia que estuda, otimiza, analisa, emprega e computa informações com o objetivo de executar tarefas de forma semelhante ao do ser humano.  

Ela opera por meio de machine learning, sendo utilizadas para identificar padrões e coletar dados visando melhorar o desempenho das tarefas. Além disso, ela é guiada pelo processo de deep learning, responsável por aprimorar o aprendizado de redes e ferramentas usando sistemas neurais artificiais. 

Para finalizar, é replicado os dados para uma linguagem natural humana por meio de um software. Você provavelmente já viu a junção de todas essas etapas quando entrou no Chat GPT!

Quais setores podem utilizar inteligência artificial?

Quando falamos sobre inteligência artificial nas empresas, surge a dúvida sobre como essa tecnologia pode ser implementada. Por essa razão, separamos por setores e explicamos como a IA pode aprimorar o seu trabalho.  

1. Recursos Humanos (RH)

Os recursos humanos, é um setor indispensável para qualquer empresa, porém muitas vezes as tarefas desse setor podem ser complicadas e longas. Com a ajuda da IA, o seu onboarding pode ser automatizado e simplificado. 

Sabendo também que o processo de recrutamento e seleção são momentos que exigem bastante atenção, essa tecnologia também agrega muito para essas etapas, uma vez que ela gera uma escolha condizente ao fit cultural da empresa. 

2. Marketing Digital

Atualmente, a elaboração de estratégias do marketing digital é auxiliada pela inteligência artificial. Um dos exemplos mais clássicos da utilização da inteligência artificial nas empresas de marketing é a recomendação de série ou filme gerada a partir de seus gostos pessoais em plataformas de streaming. 

Entretanto, existem outras formas que a IA pode te auxiliar como na captação de leads, chatbots e campanhas, sendo uma ótima maneira de aproximar o seu público por meio de indicações personalizadas do seu produto ou serviço. 

3. Atendimento ao público

Quando entramos em alguma página e temos alguma dúvida referente algum produto ou serviço, normalmente recorremos ao chatbot para nos responder, certo? 

Com a aplicação dessa tecnologia, o seu cliente nunca ficará sem uma resposta e será direcionado de uma forma direta e intuitiva. 

4. Segurança

Sabemos que um dos maiores desafios das empresas está relacionado à segurança, portanto, empreendedores estão constantemente procurando maneiras de evitar o vazamento de dados corporativos. 

Com o uso da inteligência artificial, você consegue prevenir que aconteçam acidentes cibernéticos, pois ela será responsável por identificar antecipadamente as invasões, impulsionando uma proteção extra tanto para informações confidenciais quanto para propriedade intelectual.  

Além disso, por estar presente em aparelhos eletrônicos que utilizam reconhecimento facial e de voz, ela facilita na identificação do criminoso caso o ataque seja feito presencialmente. 

5. Produção

Assim como todos os setores citados acima, a produção ou indústria também são áreas que estão presentes quando discutimos sobre a inteligência artificial nas empresas e seus benefícios. 

Ela pode facilitar o processo de manufatura por meio do monitoramento robótico, onde os robôs ficam responsáveis por observar o trabalho pelas câmeras e assim analisar possíveis erros na produção. 

Outras aplicações envolvem a previsão de manutenção e a facilitação na geração de simulações. 

6. Ensino

Na educação a tecnologia sempre foi uma grande aliada, porém agora essa conexão entre conhecimento e aluno aumentará. A inteligência artificial é uma alternativa para entregar um conteúdo otimizado e que esteja conforme as habilidades e necessidades de cada indivíduo. 

7. Finanças

O setor financeiro é repleto de informações importantes, tanto de cartões quanto de contas bancárias, sendo frequentemente alvo de fraudes.  

É pensando nesse problema que várias empresas decidem investir na inteligência artificial, como uma forma de prevenção a esses incidentes e proteger os arquivos com dados confidenciais dos clientes. 

Ela também pode ser usada para automatizar cálculos e avaliar os retornos financeiros. 

8. Cooperativas 

O ritmo de trabalho em cooperativas tende a ser rápido, ou seja, é preciso que os processos e decisões sejam efetuadas com atenção, porém com agilidade. 

A inteligência artificial nas empresas do setor cooperativo atua otimizando as suas tarefas com o intuito de economizar tempo e aumentar a qualidade do seu serviço. Tudo isso é possível com o uso de softwares guiados por IA, como a novidade da Dropbox, intitulada Dropbox Dash. 

9. Agricultura

Vários agrônomos são adeptos à inteligência artificial em seus campos de atuação, utilizando drones para visualizar possíveis problemas de saúde com a colheita, assim como na irrigação automatizada. 

Como aumentar a produtividade com inteligência artificial no meu negócio?

O serviço Microsoft 365 já se tornou indispensável no mundo corporativo. As ferramentas de produtividade presentes no pacote, como o Word, Excel, PowerPoint, Teams, são usados diariamente por todos os funcionários de uma empresa. 

Dito isso, a nova versão que contém o aprimoramento intitulado Copilot, chegou para acelerar e facilitar o seu trabalho. Essa tecnologia guiada por inteligência artificial combina o modelo de linguagem natural (LLM) com os dados da sua organização, ou seja, os arquivos armazenados na nuvem da organização. 

Sabendo como esse ambiente está em constante busca da otimização de tarefas, essa atualização pode te ajudar. Basicamente, você consegue solicitar um comando nos aplicativos da Microsoft e baseado nisso, a IA enriquece e acrescenta dados no seu prompt de acordo com as informações do seu Graph.

Por exemplo, digamos que esteja criando um briefing de um cliente, o copiloto combina as anotações da sua reunião com documentos internos para a criação desse arquivo específico. 

Ele entregará o primeiro rascunho e caso não esteja similar às suas propostas anteriores, é possível formatar no modelo utilizado pela sua empresa. A partir desse pedido de ajustes, ele adiciona imagens, elementos visuais e sugestões com o intuito de melhorar o conteúdo do documento. 

Vale ressaltar que a etapa de revisão continua necessária, visto que a inteligência artificial funciona como copiloto das ações, o que significa que as alterações e solicitações permanecem sendo realizadas por você, o piloto do seu negócio.   

Se tiver alguma dúvida relacionada a essa ferramenta, entre em contato com nossa equipe aqui da Avant Services! 

Por que devo implementar a inteligência artificial na minha empresa?

Simples, pois irá aumentar a qualidade do seu trabalho e otimizar o seu tempo para realizar suas tarefas. A inteligência artificial nas empresas têm impactado muito vários setores pela forma em que essa tecnologia atua. 

Os principais impactos estão relacionados à tomada de decisões, no qual são efetuadas baseadas nos dados coletados, a redução dos custos, visto que a mão de obra necessária diminuirá, assim como o aumento da segurança cibernética, a diminuição nos erros e a otimização das operações. Aproveite que está aqui e confira também nosso conteúdo sobre a conformidade com a LGPD. Esperamos que tenha gostado de   saber um pouco mais sobre a inteligência artificial nas empresas e até a próxima!

Compartilhe:

Logo Avatar autor  Avant Services
Avant Services
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam non leo a ante efficitur facilisis. Morbi mollis elit rutrum, sollicitudin risus id, tincidunt sem.

Conteúdos relacionados

Receba as novidades da Avant em primeira mão