Retornar ao blog Início do blog
| 1 min de leitura

Posso instalar uma solução de segurança apenas no servidor?

Há uma falsa ideia de que instalar uma solução de segurança no servidor já é o suficiente para manter todo o ambiente corporativo livre de ameaças. Na verdade, essa é uma impressão incorreta de proteção, uma vez que, mesmo com o servidor protegido parcialmente, toda a sua rede segue comprometida ou vulnerável.

Uma única máquina sem proteção adequada pode ser o estopim para grandes dores de cabeça, já que o parque de máquinas trabalha em conjunto e qualquer falha de segurança abre brecha para possíveis ataques. Neste artigo, você vai entender de uma vez por todas porque não é eficaz proteger apenas o servidor da empresa.

Você tranca a porta, mas deixa o portão aberto

É assim que você protege o seu ambiente corporativo quando preserva apenas o servidor. Afinal, fechar a porta da casa não a deixa mais segura se você deixa o portão aberto, certo? O mesmo acontece no parque de um empreendimento: uma solução de segurança não consegue realizar seu pleno papel tendo, em seu ambiente, uma máquina protegida e nove sem proteção, por exemplo.

Leia também: Por que investir em privacidade e proteção de dados?

As máquinas trabalham em conjunto, por isso, muitas vezes requisitam as unidades que estão desprotegidas, o que as tornam fontes de ataques e disseminação de malwares para o parque todo. A solução de segurança de fato protege o servidor, mas todo o restante do ambiente se mantém vulnerável e desprotegido.

Não fique na mira da LGPD

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) possui diversos princípios a serem seguidos em relação ao tratamento de dados pessoais. Investir em proteção significa estar livre de sanções e multas previstas para as empresas que estiverem em situação de inadequação ou exposição ao risco de vazamento de dados. 

Encontrar uma solução completa para a sua empresa é sinônimo de conformidade com a LGPD, já que ajuda a administrar a exposição ao risco e outros prejuízos que podem ser causados. Além de medidas judiciais e perdas financeiras, a confiabilidade da empresa é colocada em questão. Então, o quanto vale a credibilidade da sua empresa?

Leia também: Sua empresa está em conformidade com a LGPD?

Esteja preparado com as ferramentas certas

É impossível saber o exato momento que um ataque vai acontecer, entretanto, é possível estar preparado para qualquer instante que ele aconteça. Estar preparado envolve fechar brechas e lacunas no parque da empresa como um todo, uma vez que proteger apenas o seu servidor deixará a sua operação vulnerável.

Sabendo disso, fica claro que é cada vez mais necessário investir em cibersegurança e montar uma estrutura para promover a proteção dos dados da sua empresa. É importante que seja uma proteção do começo ao fim, com um planejamento estratégico para a contenção de possíveis ameaças.

Não se esqueça: os dados da empresa são a alma do negócio. Por isso, faça uma boa pesquisa, fale com especialistas no assunto e escolha as melhores soluções de segurança para o ambiente corporativo.Na Avant, você tem acesso às melhores ferramentas do mercado para a proteção da sua empresa, além de uma equipe qualificada.  Clique aqui e fale com um de nossos especialistas via whatsapp. Estamos à disposição!

Sua empresa merece o melhor, então não deixe de conferir nossos produtos/serviços abaixo:

Serviços de Cibersegurança Avançado com Bitdefender

Serviços Safetica: soluções eficazes de proteção a vazamento de dados

Kaspersky Endpoint Security para empresas: a melhor opção de segurança!

Compartilhe:

Logo Avatar autor  Avant Services
Avant Services
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam non leo a ante efficitur facilisis. Morbi mollis elit rutrum, sollicitudin risus id, tincidunt sem.

Conteúdos relacionados

Receba as novidades da Avant em primeira mão